COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR:
O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR, SEU PERFIL E
CARACTERÍSTICAS
ATITUDES E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Acer- Ações Comportamentais e Empreendedoras de
Resultados
Uma das mais importantes descobertas
que cabe a você um empreendedor de idéias ou negócios (seja com objetivos para
a aplicação de uso pessoal, projeto de vida, ou para a implementação
profissional) é aprender a identificar e reconhecer seus talentos. Esses estão
baseados em seus comportamentos de ação motivada, são aqueles que impulsionam,
que o fazem realizar o desejado, é o comportamento que te motiva, que tira você
da cadeira para te colocar em ação e realizar aquilo que foi meditado ou
imaginado anteriormente. A idéia de ação é aquilo pelo qual você acorda de
manhã com foco para trabalhar pelo planejado.
O que te motiva (com que disposição
de conduta e comportamento você realiza)?
Nesta explanação, denominamos como
ações comportamentais e empreendedoras de resultados a motivação de cada
indivíduo. Mencionaremos algumas delas, para que possa se identificar e fazer
uso das características que acredita possuir, aplicando toda a sua
intencionalidade para o beneficio do seu empreendimento. Vejamos a seguir:
1.
Capacidade de Sonhar e Criatividade
Proativa
Empreender é um sonhar e sonhar é
empreender, a capacidade de impulsionar os sonhos para vê-los realizados,
proativamente.
O sonho factível, real e focalizado,
é um pensamento planejado. É a idéia criada, concebida e estruturada. É o poder
do desejo projetado e dirigido até o ato criador da ação, para empreender o
sonho criado e imaginado.
É comunicar o sonho e comprometer-se
com ele. É permitir e incentivar a participação de terceiros. É acreditar no
“poder de suas próprias idéias”. É construir na mente o empreendimento, sua
idéia, o negócio, o seu projeto, para assim, simular mentalmente a montagem
passo a passo, e a construção do sonho por partes e por etapas. É o saber
vincular seus próprios recursos com os que se encontram a sua volta.
2.
Tenho vocação e paixão realizadora
A vocação é o motor para a ação, e a
união da vocação a paixão pelo empreendimento é o que garante o êxito. O fazer
com a alma e o coração garantem a paixão pelo que se faz e o sucesso.
A Paixão que desperta sua vocação
para a vida e para os negócios, é revigorante, e gratificará sua auto-estima e
recompensando toda a ação.
Reinvente e faça recriar sua vida,
seu negócio ou empreendimento, reacenda a chama da paixão. Sem ela tudo é mais
difícil e o êxito se torna uma mera perseguição cega.
Comprometa-se com o trabalho e o
prazer de fazer! Use êxitos do passado para alimentar os sonhos de hoje, e o
entusiasmo da manhã se encarregará do resto para alcançar o pretendido. Manter
a chama da paixão acesa iluminará seu caminho e te mostrará o êxito.
"Os homens fracassam não por
falta de inteligência, mas de paixão.” (Struthers
Burt).
3.
Sua iniciativa e a necessidade de
realizar
Impor tarefas é assumir a
responsabilidade. Assumir e agendar compromissos para a ação. Fazer sua
primeira tarefa e celebrar sua realização é uma obrigação. Crie um desafio que
possa completar e valorize-o, admire-o e tenha sempre um motivo para fazer mais
e melhor.
Exercite realizar algo que goste e
compartilhe seu resultado com terceiros. Não inicie algo que não possa terminar,
antes, avalie bem se poderá completar e veja que passos são necessários. Para
sustentar essa iniciativa, calcule o tempo para finalizar e se está disposto a
cumprir, vá em frente!
“Genialidade é a habilidade de
colocar em prática o que está em mente” (Scott Fitzgerald)
4.
Criatividade e Inovação no fazer
Estimular o desafio para encontrar novas
soluções criativas, com o uso aplicativo para as operações e tarefas, buscar
novas propostas que somarão ao que está sendo realizado, procurar e adaptar
suas idéias próprias baseadas em experiências bem sucedidas e experimentadas,
acopladas com a missão de criar o novo e funcional, com resultados de
aplicação, retorno, inovação e invenção.
Confiar no sistema de memória, já que
mais da metade das respostas e suas dúvidas estão aí. Investigar e observar com
critérios e padrões: O fabricado, O processado, O constituído, O criado. Anotar
e comparar: como você faria? Fazer hoje com o olhar de como será amanha,
reciclar cada dia. Descubra sua inteligência emocional criativa para inovar e
transformar.
“O caminho mais seguro para a
inspiração é a preparação” (Lloyd George)
5.
Capacidade de Assumir e Avaliar
Riscos
Assumir riscos e gerenciar os mesmos
é inerente a essência do Empreender, é o próprio atributo do ato de fazer. É o
limite e a diferença entre os que fazem e os que não fazem ou deixam de fazer
tomados pelo medo ou pavor. Os riscos devem ser identificados e quantificados
por cada setor ou áreas de nossas vidas, é assim no lado pessoal, e o mesmo
vale para os empreendimentos. Selecionar a abordagem e tratamento preventivo,
com análise e proposta para tratamento eficaz, e com o seu devido gerenciamento
de barreiras e riscos. Deve ser elaborado um programa de abordagem e
gerenciamento de riscos por etapas de montagem e por metas a serem planejadas.
Descobrir as barreiras que se impõe
em meio ao desafio em prol dos objetivos pretendidos e outra missão que soma o
trabalho de gerenciamento, isso é uma realidade na vida de um empreendedor de
êxito. Lembrem-se: os riscos não são fantasmas que assombram seu
empreendimento.
“Escreva as perdas nas areias e os
lucros em mármore” (B. Franklin)
6.
Excelência de Qualidade e Eficiência
no Fazer
O fazer bem feito com detalhes de
qualidade é o desafio para todo empreendimento de sucesso. Conhecer e criar
normas e regras de qualidade e excelência em seu dia a dia é um dever e um real
compromisso, na busca do próprio êxito do empreendimento. Criar hábitos de
cumprimento de prazos, qualidade e rapidez nas entregas, desenvolver e adaptar
processos de qualidade total em suas tarefas agendadas a serem realizadas com
pontualidade e eficiência. Administrar o tempo e evitar perdas em seus
processos de trabalho.
Comparar-se aos líderes de mercado e
analisar seu real desempenho, imitá-los. Assegure-se de criar uma reinvenção
melhorada a sua atual situação e com uma versão própria.
“Não existe indústria ou negócio mais
duráveis do que aqueles, que vendem qualidade” (Augusto Detoeuf)
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